O designer carioca Gilson Martins, nasceu no Centro do Rio de Janeiro, Zona Portuária e teve a infância pontuada pelas imagens mais representativas da paisagem carioca. Formado em Cenografia na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentou o uso de materiais não convencionais na criação de bolsas, propondo um novo conceito e olhar a respeito de reciclagem e uma nova estética para a moda e o design.
Foi o primeiro designer a utilizar a bandeira do Brasil na moda, sugerindo um momento de auto estima e orgulho na sociedade brasileira. Este trabalho teve apoio do Governo Federal, que reconheceu no seu trabalho a “marca Brasil”, promovendo-a no cenário internacional. As Bolsas Brasil foram expostas em diversas cidades que sediaram a Copa do Mundo como Paris, Berlim, Nova York e Tóquio.
O designer também desenvolve um trabalho de sustentabilidade, utilizando sobras da fabricação das bolsas através do upcycling, criando novos produtos e gerando renda para suas ex-costureiras, que formam pequenos grupos de artesãs nas comunidades próximas a sua fábrica.
Durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, seu trabalho teve um forte impacto. O designer criou produtos para o Comitê Olímpico Internacional, Coca-Cola, L’Oréal, Comitê Olímpico Japonês e outras empresas multinacionais.
Suas quatro lojas em Ipanema e Copacabana recebem clientes de todo o mundo, e são referências de design brasileiro com humor e qualidade. Franceses, italianos, alemães, japoneses e americanos são grandes apreciadores dos produtos Gilson Martins e seu principal público em potencial.
|